quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CORDADOS


Na evolução dos deuterostômios, uma linhagem derivou para o grupo dos equinodermos, e outra para o grupo dos hemicordados e dos cordados. Estes estão representados pelas ascídias, pelos anfioxos e pelos vertebrados.

os cordados diferenciam-se dos demais deuterostômios por apresentarem as seguintes características exclusivas, que surgem durante o desenvolvimento embrionário e podem ou não persistir nos adultos:


NOTOCORDA – bastão fibroso que confere sustentação ao corpo. É substituída, nos vertebrados, pela espinha dorsal ou coluna vertebral durante o desenvolvimento embrionário.


FENDAS BRANQUIAIS – pequenos orifícios encontrados na faringe e que servem para a filtração de alimentos ou à respiração. Permanecem nos protocordados e nos peixes adultos, e nos outros grupos estão presentes apenas nos embriões, fechando-se no decorrer do desenvolvimento animal.


TUBO NERVOSO – forma-se de um cordão de células simples e oco, originado da ectoderme do embrião e localizado na região dorsal do corpo, acima da notocorda. Na região anterior do corpo, esse cordão se dilata e forma a vesícula encefálica, que, nos vertebrados, origina o encéfalo.


CAUDA – região posterior ao ânus, com músculo e notocorda (ou coluna vertebral). É utilizada para a natação, defesa e ataque e nos seres humanos é atrofiada e forma o final da coluna vertebral (cóccix).


Mais informação acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário