segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TECIDO NERVOSO


A maioria dos animais pluricelulares se relaciona com o ambiente de forma dinâmica, recebe diferentes tipos de estímulos e elabora sofisticadas respostas. A percepção da luz, de variações da temperatura, de sons, de substâncias químicas, de variados tipos de toques, assim como a integração dos setores componentes do organismo pluricelular, ficam a cargo do tecido nervoso. Em todos os animais que possuem esse tecido, o tipo celular responsável por essas atividades apresenta finos prolongamentos que atuam como fios condutores e recebem o nome de neurônios, também conhecidos como célula nervosa.


Mais informação acesse:


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CORDADOS


Na evolução dos deuterostômios, uma linhagem derivou para o grupo dos equinodermos, e outra para o grupo dos hemicordados e dos cordados. Estes estão representados pelas ascídias, pelos anfioxos e pelos vertebrados.

os cordados diferenciam-se dos demais deuterostômios por apresentarem as seguintes características exclusivas, que surgem durante o desenvolvimento embrionário e podem ou não persistir nos adultos:


NOTOCORDA – bastão fibroso que confere sustentação ao corpo. É substituída, nos vertebrados, pela espinha dorsal ou coluna vertebral durante o desenvolvimento embrionário.


FENDAS BRANQUIAIS – pequenos orifícios encontrados na faringe e que servem para a filtração de alimentos ou à respiração. Permanecem nos protocordados e nos peixes adultos, e nos outros grupos estão presentes apenas nos embriões, fechando-se no decorrer do desenvolvimento animal.


TUBO NERVOSO – forma-se de um cordão de células simples e oco, originado da ectoderme do embrião e localizado na região dorsal do corpo, acima da notocorda. Na região anterior do corpo, esse cordão se dilata e forma a vesícula encefálica, que, nos vertebrados, origina o encéfalo.


CAUDA – região posterior ao ânus, com músculo e notocorda (ou coluna vertebral). É utilizada para a natação, defesa e ataque e nos seres humanos é atrofiada e forma o final da coluna vertebral (cóccix).


Mais informação acesse:

terça-feira, 20 de outubro de 2009

FILO ECHINODERMATA


Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, cujos representantes mais conhecidos são as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar.
A palavra Echinoderma (do grego: ekhínos = ouriço e dérma = pele) foi empregada para este grupo de animais por apresentarem uma característica marcante: a presença de espinhos na pele. Esses espinhos, muito evidentes nos ouriços-do-mar, são formados por carbonado de cálcio e estão associados ao endoesqueleto calcário, presente em todos os equinodermos.
Mais informação acesse:

http://www.4shared.com/file/142085838/fc009a3a/Equinodermos_Teoria_-_pelo_BioVest.html

http://www.4shared.com/file/142086687/9760dc84/Quadro_comparativo_entre_os_invertabrados_-_pelo_BioVest.html

sábado, 10 de outubro de 2009

TECIDOS MUSCULARES



Os tecidos musculares originam-se da mesoderme do embrião e estão relacionados aos movimentos dos membros e das vísceras.
As células musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. São ricas em proteínas filamentosas (actina e miosina), que recebem o nome de miofilamentos e são responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.
É o tecido do movimento do movimento, que permite ao organismo se locomover e realizar determinadas funções.

Mais informação acesse:

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

FILO ARTHROPODA


O filo Arthropoda (artrópodes) reúne o maior número de espécies do reino Animal, compreendendo cerca de 3/4 do total das espécies conhecidas. Podem ser encontrados em todos os ambientes, desde 6 mil metros de altitude até mais de 9 mil metros de profundidade em oceanos. Além das espécies de vida livre, que podem ter os mais variados hábitos alimentares, existem espécies parasitas de plantas e animais.

Alguns exemplos de artrópodes são: moscas, baratas, siris, camarões, aranhas, escorpiões e carrapatos.

A característica mais marcante dos artrópodes, grande responsável pelo sucesso ecológico do grupo é a presença de um exoesqueleto quitinoso que reveste todo o corpo do animal.


Mais informações acesse:

terça-feira, 6 de outubro de 2009

MOLUSCOS



Caracóis de jardim, caramujos, mariscos, ostras , lesmas, lulas e polvos pertencem ao filo Molusca. O nome do grupo é devido à consistência macia do corpo. Muitos moluscos podem ter uma concha calcária única, ou formada por duas metades articuladas, revestindo o corpo, e que funciona como um esqueleto externo (exoesqueleto).

Internamente, um conjunto de órgãos, conhecido como massa visceral, é coberto pela epiderme dorsal chamada manto, que também secreta a concha.

A locomoção da maioria dos representantes é lenta e devida a um pé musculoso. Outros são rápidos como o polvo e a lula, e se locomovem graças à expulsão de jatos de água que saem de um sifão.


Mais informações acesse:


http://www.4shared.com/file/137953374/3f8610ef/Moluscos_Teoria_pelo_BioVest.html